terça-feira, 23 de junho de 2015

A Islândia, o Vulção Sneffels e Julio Verne

A Islândia, o Vulcão Sneffels e Júlio Verne.

A Islândia é um país com 320 mil habitantes, concentrados no sul e no oeste, onde está a capital, Reykjavík, com mais de um terço da população total. O idioma oficial é o islandês, as placas com os nomes das ruas parecem hieróglifo. Existem 130 montanhas vulcânicas e cerca de 20 vulcões ativos. E apenas 25% dos 103 mil km² da ilha têm árvores. A Islândia é uma das maiores ilhas da Europa. A paisagem gélida é belíssima.

Snæfellsjökull é um vulcão -  Sneffels- que fica na Península Snaefellsnes, oeste da Islândia, tem 1.524 metros de altura. Seus picos duplos se destacam das outras montanhas da ilha. A montanha é famosa devido à obra Viagem ao centro da Terra de Júlio Verne, na qual os protagonistas encontram neste vulcão uma caverna que os levaria às profundezas da Terra.

      • Resultado de imagem para vulcao sneffels
    1. Map of vulcão sneffels

segunda-feira, 15 de junho de 2015

vulção na Islândia

A Islândia é uma grande ilha vulcânica localizada no Atlântico Norte. Constitui a maior parcela geográfica totalmente de origem vulcânica do mundo. Por consequência, tem uma actividade geotérmica importante. Está localizada na Dorsal Média Atlântica do Atlântico norte, a oriente daGroenlândia e logo a sul do círculo polar ártico.Cerca de metade da área islandesa, de origem vulcânica recente, consiste em desertos de lava montanhosos (o ponto mais alto está a uma altitude de 2,119 metros acima do nível médio das águas do mar), e outros terrenos áridos.Ovulcão Eyjafjallajökull entrou em erupção a 20 de Março de 2010, através de uma pequena cratera a 8 km da parte central do vulcão. A 14 de Abril, após alguns dias de interrupção, o vulcão entrou novamente em erupção, desta vez na cratera central, levando ao derretimento do glaciar que estava no seu topo.

Esta segunda erupção atirou para a atmosfera uma grande quantidade de cinza vulcânica, o que obrigou ao encerramento do espaço aéreo de vários países europeus, já que o vento a empurrou para Este.

Dicas de como fazer histórias em quadrinhos

Passei por aqui só para deixar uma dica de como fazer belas histórias em quadrinhoshttp://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos.html

curiosidades sobre a aventura do professor Lidenbrock ao centro da Terra

Viagem ao Centro da Terra.

Foi no dia 24 de maio de 1863 que a aventura do professor de mineralogia Lidenbrock e de seu sobrinho Áxel teve início na cidade de Hamburgo, Alemanha. Após decifrar a mensagem criptografada de um velho manuscrito rúnico, eles partiram para uma viagem ao centro da Terra, que começaria – conforme as instruções do misterioso Arne Saknussemm – na cratera de um vulcão, o Sneffels, na... Islândia!
 
Exatos 147 anos depois, os leitores de Julio Verne devem ter se lembrado de Viagem ao Centro da Terra ao acompanhar o noticiário sobre como a erupção de um vulcão na Islândia e sua imensa nuvem de cinzas, que paralisou o espaço aéreo na Europa, provocou prejuízos gigantescos e reacendeu discussões sobre unidade e diversidade nas ações dos países europeus. A erupção também chamou a atenção para o nosso total desconhecimento sobre a Islândia, país-ilha, transformada no romance de Verne em um “vasto museu de História Natural”.
 
Conforme Michel Serres, em Júlio Verne: a ciência e o homem contemporâneo. Diálogos com Jean-Paul Dekiss (Bertrand Brasil, 2007), os livros de viagens extraordinárias de Verne constituíam um projeto iluminista, enciclopédico e pedagógico, em que as aventuras e as experiências se davam sobre o mapa do globo terrestre. Ao participar destas aventuras, nos tornamos, nas palavras de Serres, cidadãos do mundo e do universo dos conhecimentos e de suas maravilhas. E nada mais efetivo para encantar os jovens do que um herói que viaja e explora o planeta em incursões extraordinárias, de submarino ou balão, repletas de peripécias, desafios e descobertas.
 
Ao final de Viagem ao Centro da Terra, Áxel, o narrador, escreve: “Eis o fim de uma narração à qual não darão crédito as pessoas que não costumam surpreender-se com coisa alguma. Mas estou armado por antecipação contra a incredulidade humana”. O sobrinho se referia à volta da viagem que os levou a explorar a história geológica do planeta, quando foram impulsionados em sua jangada por uma erupção que os arremessou à boca do... Stromboli. “Tenho idéia confusa de detonações contínuas, de agitação do maciço e de movimento giratório em que foi envolvida a jangada, que ondulou sobre vagas em lava, em meio a chuvas de cinzas e chamas estrepitosas. Parecia que gigantesco ventilador atirava os fogos subterrâneos”, escreveu Áxel (conforma a edição da Mattos Peixoto, 1965, tradução de José Alberto Fomm Damásio).
 
Na casa de Fridiksson, na Islândia, onde Lidenbrock e Áxel se hospedaram antes de iniciar a aventura, o professor ficou impressionado com a biblioteca do anfitrião e este lhe explicou: “Tem-se gosto pelo estudo em nossa velha ilha de gelo. Não há um rendeiro, um pescador que não saiba ler e que não o faça. Achamos que os livros, em vez de mofarem nas estantes, longe de olhares ávidos, estão destinados a ser usados sob os olhos dos leitores. Esses volumes passam de mão em mão, folheados, lidos e relidos, e muitas vezes não voltam à prateleira senão após um ou dois anos de ausência...”  
 
Viagem ao Centro da Terra, publicado em 1864, encantou gerações de leitores que viajaram e viram sua experiência e fronteiras se alargarem através de suas páginas. As aventuras de Verne eram passaportes para conhecer e compreender o globo. A erupção do Eyjafjallajokull nos remeteu de volta a este mundo maravilhoso (no sentido iluminista) e persistentemente desconhecido dos vulcões da Islândia. Mas, com Serres, cabe perguntar: quem seria hoje o nosso Julio Verne? E, talvez, acrescentar: e quem seriam os atuais “olhos dos leitores” que impediriam os livros de “mofarem nas estantes”?

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Biografia de Julio Verne

Jules Gabriel Verne, conhecido popularmente como Júlio Verne foi um importante escritor francês do século XIX. Nasceu na cidade de Nantes em 8 de fevereiro de 1828 e faleceu em 24 de março de 1905 na cidade de Amiens (França). Ganhou grande destaque no cenário literário internacional através de suas novelas de aventuras que fizeram e ainda fazem muito sucesso.
 
Júlio passou a infância com a família na cidade de Nantes. Por ser uma cidade portuária, alguns biógrafos do escritor afirmam que Júlio Verne adorava ficar olhando os navios chegarem e partirem. Este fato pode ter estimulado seu gosto pelas aventuras e viagens.
 
No início da fase adulta, foi enviado pelo pai para a cidade de Paris com o objetivo de que estudasse Direito e seguisse assim a mesma carreira do pai. Porém, na capital francesa passou a desenvolver grande interesse por teatro e literatura.
 
Deixou de lado o estudo das leis, fato que lhe causou o corte da ajuda financeira que vinha regularmente do pai. Para sobreviver, passou a trabalhar como corretor de ações. 
 
Em 1857, se casou com Honorine de Morel, uma viúva com dois filhos. Em 1861, teve um filho com ela que se chamou Michel Jean Pierre Verne.
 
No começo da década de 1860, já bastante familiarizado com setores da intelectualidade francesa, entrou em contato com os grandes escritores Victor Hugo e Alexandre Dumas.
 
Em 1863, foi publicada sua primeira grande obra: "Cinco Semanas em um Balão". A obra fala sobre uma viagem em um balão de hidrogênio sobre o território africano. Júlio Verne mostrou, nesta obra, importantes aspectos geográficos, culturais e até mesmo sobre a vida animal da África. As informações contidas no livro, e que muitos julgavam ser fictícias, vieram das pesquisas feitas por Júlio Verne e também se sua rica imaginação. Com esta obra, Júlio Verne passou a ser famoso, além de ganhar um bom dinheiro que lhe garantiu estabilidade financeira para escrever outros livros.
 
O estilo literário de Júlio Verne fez um grande sucesso na segunda metade do século XIX, pois a literatura se expandia e a vontade em conhecer lugares exóticos era muito grande. Sua obra é marcada por doses de ficção científica, aventuras em locais extraordinários e aspectos culturais de povos e pessoas reais e imaginárias.
 
Principais obras de Júlio Verne:
 
- Cinco semanas em um balão - 1863
- O capitão Hateras - 1864-1867
- Viagem ao centro da terra - 1864
- Da Terra à Lua - 1865
- Os filhos do capitão Grant - 1866-1868
- Vinte mil léguas submarinas -1870
- Os conquistadores - 1870
- A volta ao mundo em oitenta dias - 1872
- A ilha misteriosa - 1873-1875
- O Chancellor - 1875
- As Índias Negras - 1876-1877
- Um capitão de quinze anos - 1878
- História das grandes viagens e dos grandes viajantes - 1878
- A revolta da Bounty - 1879
- A jangada - 1880
- A escola dos Robinsons - 1882
- Dez horas de casa -1882
- O arquipélago em chamas - 1883
- Kerabán, o teimoso - 1883
- Um bilhete de loteria - 1885
- O náufrago do Cynthia - 1885
- Robur, o conquistador - 1886
- O caminho da França - 1887
- Dois anos de férias -1888
- Família sem nome - 1888-1889
- A esfinge dos gelos - 1895
- Os irmãos Kip - 1902
- O senhor do mundo -1904
 

Biografia de Julio Verne

Jules Gabriel Verne, conhecido popularmente como Júlio Verne foi um importante escritor francês do século XIX. Nasceu na cidade de Nantes em 8 de fevereiro de 1828 e faleceu em 24 de março de 1905 na cidade de Amiens (França). Ganhou grande destaque no cenário literário internacional através de suas novelas de aventuras que fizeram e ainda fazem muito sucesso.
 
Júlio passou a infância com a família na cidade de Nantes. Por ser uma cidade portuária, alguns biógrafos do escritor afirmam que Júlio Verne adorava ficar olhando os navios chegarem e partirem. Este fato pode ter estimulado seu gosto pelas aventuras e viagens.
 
No início da fase adulta, foi enviado pelo pai para a cidade de Paris com o objetivo de que estudasse Direito e seguisse assim a mesma carreira do pai. Porém, na capital francesa passou a desenvolver grande interesse por teatro e literatura.
 
Deixou de lado o estudo das leis, fato que lhe causou o corte da ajuda financeira que vinha regularmente do pai. Para sobreviver, passou a trabalhar como corretor de ações. 
 
Em 1857, se casou com Honorine de Morel, uma viúva com dois filhos. Em 1861, teve um filho com ela que se chamou Michel Jean Pierre Verne.
 
No começo da década de 1860, já bastante familiarizado com setores da intelectualidade francesa, entrou em contato com os grandes escritores Victor Hugo e Alexandre Dumas.
 
Em 1863, foi publicada sua primeira grande obra: "Cinco Semanas em um Balão". A obra fala sobre uma viagem em um balão de hidrogênio sobre o território africano. Júlio Verne mostrou, nesta obra, importantes aspectos geográficos, culturais e até mesmo sobre a vida animal da África. As informações contidas no livro, e que muitos julgavam ser fictícias, vieram das pesquisas feitas por Júlio Verne e também se sua rica imaginação. Com esta obra, Júlio Verne passou a ser famoso, além de ganhar um bom dinheiro que lhe garantiu estabilidade financeira para escrever outros livros.
 
O estilo literário de Júlio Verne fez um grande sucesso na segunda metade do século XIX, pois a literatura se expandia e a vontade em conhecer lugares exóticos era muito grande. Sua obra é marcada por doses de ficção científica, aventuras em locais extraordinários e aspectos culturais de povos e pessoas reais e imaginárias.
 
Principais obras de Júlio Verne:
 
- Cinco semanas em um balão - 1863
- O capitão Hateras - 1864-1867
- Viagem ao centro da terra - 1864
- Da Terra à Lua - 1865
- Os filhos do capitão Grant - 1866-1868
- Vinte mil léguas submarinas -1870
- Os conquistadores - 1870
- A volta ao mundo em oitenta dias - 1872
- A ilha misteriosa - 1873-1875
- O Chancellor - 1875
- As Índias Negras - 1876-1877
- Um capitão de quinze anos - 1878
- História das grandes viagens e dos grandes viajantes - 1878
- A revolta da Bounty - 1879
- A jangada - 1880
- A escola dos Robinsons - 1882
- Dez horas de casa -1882
- O arquipélago em chamas - 1883
- Kerabán, o teimoso - 1883
- Um bilhete de loteria - 1885
- O náufrago do Cynthia - 1885
- Robur, o conquistador - 1886
- O caminho da França - 1887
- Dois anos de férias -1888
- Família sem nome - 1888-1889
- A esfinge dos gelos - 1895
- Os irmãos Kip - 1902
- O senhor do mundo -1904
 

Histórias em quadrinhos da personagem Mafalda