segunda-feira, 16 de março de 2015

No meio da noite escura tem um pé de maravilha (final inventado)

Homem sujo e imundo (modificando o final)
... Seis anos se passaram,o homem sujo e imundo continuava sem se cuidar, até que um dia o pobre homem não aguentava mais o seu cheiro, e acabou descumprindo a promessa.
O coisa ruim desconfiou e logo o encontrou,furioso ele ficou, e logo sem dinheiro ficou.
Sem rumo decidiu sair por ai andando a procura de uma companheira.
Logo encontrou mais decepcionado ficou pois descobriu que a mulher era homem.
Sozinho no mundo ficou, e o que era doce, acabou!!!!!! 
Autoras:
Giovana Camilo
Giovanna Maria



terça-feira, 10 de março de 2015

Poesia

Dona Boa-Sorte mais Dona Riqueza
Era um homem muito pobre
muito trabalhador
apareceram duas mulheres
Boa Sorte e Riqueza sim senhor.


O homem se assustou
mas resolveu cumprimentar
logo depois,voltou a trabalhar
trabalho muito
mas dinheiro me falta


Quem sabe um dia
minha vida melhore


Dona Riqueza queria ajudar
com um pouco de dinheiro sua vida melhorar
mas sem sorte, não ia dar


Uma moeda de prata ele ganhou
foi até a cidade,
mais a sorte não ajudou


O dono da mercearia questionou
e o seu dinheiro tomou


No dia seguinte Dona Riqueza indignou-se,
mais dez  moedas ele ganhou


Chegou na cidade
com polícia se encontrou,
acusado de roubo se espantou


No dia seguinte,o homem voltou para a roça
Dona Riqueza espantou
injustiça ela achou
deu um saco de ouro
e o burro velho se transformou


O pobre ganhou roupas novas,
elegante ele ficou,
o burro virou cavalo branco
mais empinou e relinchou


Não sei aonde o cavalo foi parar
o saco de ouro desapareceu
porque conseguiu se agarrar
não se afogou


O homem pobre se cansou
sua vidinha não melhorou
irritado ele ficou
mas Dona Riqueza não se conformou.


Dona Riqueza pediu a sua irmã
Boa Sorte,ele é trabalhador e merece
Boa Sorte Sorrio e atendeu o pedido


O homem se despediu
montou no burro e partiu
a sorte lhe sorriu
e os maus entendidos foram desfeitos


O homem chegou em casa e
RIU RIU RIU

Autora:Giovana Camilo Alvim Fernandes

domingo, 8 de março de 2015

Dia Internacional da mulher

Meu nome é mulher!
Eu era a Eva, fui criada para a felicidade de Adão.
Mais tarde fui Maria, dei a luz àquele que traria a salvação.
Mas isso não bastaria...
Passei a ser Amélia, a mulher de verdade.
Para a sociedade, não tinha o menor valor.
Mas sonhava com a igualdade.
Muito tempo depois, decidi!
Não dá mais! Quero minha dignidade.
Tenho meus ideais!
Hoje não sou só esposa ou filha....
Sou pai, mãe, mulher de família...
Sou caminhoneira, taxista, piloto de avião, policial,
feminina, trabalho nas forças armadas, operária da construção,
professora, advogada, contadora, técnica em enfermagem, estudante, estagiária, mãe, dona de casa.
Ao mundo peço licença para atuar onde quiser.
meu sobrenome é competência!
e meu nome é MULHER!


sábado, 7 de março de 2015

Biografia de Leonardo Da Vinci.

Leonardo da Vinci
 
Introdução 
 
Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi  em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.
 
Biografia
 
Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.
 
Leonardo da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda. Trabalho para o rei Francisco I da França, onde realizou belos trabalhos. Faleceu na França no ano de 1519.
 
Principais características das pinturas de Da Vinci: utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com com expressões de sentimento, detalhismo artístico.
 

Biografia de Roseana Murray

Roseana Murray
Nasceu no Rio de Janeiro em 1950. Graduou-se em Literatura e Lingua Francesa em 1973 (Universidade de Nancy/ Aliança Francesa).

Publicou seu primeiro livro infantil em 1980 (Fardo de Carinho, ed. Murinho, R.J). Tem dois livros traduzidos no México (Casas, ed. Formato e Três Velhinhas tão velhinhas, ed. Miguilim/ Ibeppe) . Seus poemas estão em antologias na Espanha. Tem poemas traduzidos em seis linguas ( in Um Deus para 2000, Juan Arias, ed. Desclée e Maria, esta grande desconhecida, Juan Arias, ed. Maeva.).

Recebeu o Prêmio O Melhor de Poesia da FNLIJ nos anos 1986 (Fruta no Ponto, ed. FTD), 1994 (Tantos Medos e Outras Coragens, ed. FTD), 1997 (Receitas de Olhar, ed. FTD) e em 2013 Diário da Montanha (e. Manati).

Recebeu o Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte em 1990 para o livro Artes e Ofícios, ed. FTD, S.P.
Entrou para a Lista de Honra do I.B.B.Y em 1994 com o livro Tantos Medos e Outras Coragens tendo recebido seu diploma em Sevilha, Espanha.

Recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras em 2002 para o livro Jardins ed. Manati, R.J como o melhor livro infantil do ano.

Participou ao longo destes anos de vários projetos de leitura. Implantou em Saquarema, em 2003, junto com a Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Saquarema, Uma Onda de Leitura.

Biografia de Ricardo Azevedo

Biografia de Ricardo Azevedo

Foto Ricardo Azevedo
Ricardo Azevedo, escritor e ilustrador paulista nascido em 1949, é autor de muitos livros para crianças e jovens, entre eles Um homem no sótão (Ática), A casa do meu avô (Ática), Aula de carnaval e outros poemas (Ática), Trezentos parafusos a menos (Moderna), Livro dos pontos de vista (Ática), Armazém do Folclore (Ática), Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões (Ática), O livro das palavras (Editora do Brasil), O sábio ao contrário (Editora do Brasil), Contos de enganar a morte (Ática), Chega de saudade (Moderna), Contos de espanto e alumbramento (Scipione), O livro de papel (Editora do Brasil), Ninguém sabe o que é um poema (Ática), Feito bala perdida e outros poemas (Ática), O leão da noite estrelada (Saraiva), Contos e lendas de um vale encantado (Ática), Fazedor de tatuagem (Moderna), O chute que a bola levou (Moderna) e O motoqueiro que virou bicho (Moderna).
Ganhou quatro vezes o prêmio Jabuti com os livros Alguma coisa (FTD), Maria Gomes (Scipione), Dezenove poemas desengonçados (Ática) e A outra enciclopédia canina (Companhia das Letrinhas), o APCA e outros.
Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda e textos em coletâneas publicados na Costa Rica e no Kuwait.
Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Autor da tese Abençoado e danado do samba – O discurso da pessoa, das hierarquias, do contexto, da religiosidade, do senso comum, da oralidade e da folia (Edusp, no prelo). Pesquisador na área de cultura popular. Professor convidado em cursos de especialização em Arte-Educação e Literatura. Tem dado palestras e escrito artigos, publicados em livros e revistas, abordando problemas do uso da literatura de ficção na escola.

terça-feira, 3 de março de 2015

Minha autobiografia

Olá,meu nome é Giovana Camilo Alvim Fernandes,tenho 11 anos,nasci em Belo Horizonte Mina Gerais,sou descendente de Portugueses.Moro com os meus pais e não tenho irmãos. Minha infância se resume a muitas brincadeiras,pois adorava brincar de boneca e coisas do tipo.Aos dois anos entrei para a escola Sistema Ápice de Ensino, que na verdade essa escola é dos meu avôs e tios. formei-me lá no quinto ano,fui para uma escola bem legal chamada Colégio São Paulo, e é lá que estudo e pretendo também concluir meus estudos nesta escola. Nos trabalhos realizados em dupla, sempre ma saio muito bem,pois tenho uma liderança positiva. Meu maior sonho é dar orgulhos aos meus pais,que sempre me deram tudo do bom e do melhor. Quando crescer gostaria de me formar na faculdade de medicina animal, tenho um carinho enorme por animais,mais infelizmente não posso ter em casa porque tenho alergia e também eu moro em apartamento,daria até para ter um cão pequeno mais prefiro cachorros de um porte maior como: Filla e pastor alemão Adoro futebol,meu time preferido é o Clube Atlético Mineiro,apesar de quase toda a minha família se Cruzeirense. O que eu escrevi, são algumas informações da minha vida, espero que tenham gostado. Giovana Camilo.
Autobiografia:
Nome:Giovana Camilo Alvim Fernandes
Data de Nascimento: 19/03/2004
Mãe: Alessandra Maria De Carvalho Alvim
Pai : Robert Amorim Fernandes
Idade : 11 anos
CPF: 620.450.916-25
CEP: 3000431202